SOBRE NÓS

Perfil Editora Matarazzo

Com cinco anos de existência e sede em São Paulo, a editora independente Matarazzo possui 200 títulos em seu catálogo, livros físicos e e-books, entre antologias com temáticas, autores e estilos diversos. Entre as obras mais acessadas pelos leitores, estão os volumes dedicados aos bairros paulistanos, cidades brasileiras, viagens, memórias e poesia. 

 

Dirigida pela jornalista e escritora Thais Matarazzo, a editora surgiu com o compromisso de incentivar novos talentos e trabalhar com pequenas tiragens, além de fomentar a Cultura através dos livros. 

 

A editora também promove saraus, concursos poéticos, palestras e bate-papos com autores. 

Em 2017, desenvolveu o projeto internacional Cá Entre Nós: Brasil e Portugal, com lançamento de três antologias e saraus nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Lisboa e Porto, com reuniões de poetas e escritores brasileiros, portugueses e angolanos. 

 

Em 2018, desenvolveu o projeto Meu Primeiro Livro, investindo nas obras de novos autores. A primeira edição do projeto resultou na publicação de dez títulos, e a revelação do jovem e elogiado poeta paulistano Ygor Kassab. 

 

Uma amostra da força de uma editora independente é a participação da Matarazzo em festas e feiras literárias, entre as quais a Feira Literária Ermelino Matarazzo / Ponte Raza (FLEP), em 2018; a I Bienal Literária de Taubaté (SP), em 2019, além de todas as edições da Festa Literária da Ilha de Paquetá (Flipa-RJ). Em 2019 organizou o Encontro São Paulo de Literatura e a premiação do concurso Versejando com Imagens na Câmara Municipal de São Paulo.

 

De janeiro a março de 2020 a Editora Matarazzo e o Coletivo São Paulo de Literatura realizaram atividades presenciais em diversos espaços públicos como as bibliotecas Adelpha Figueiredo e Monteiro Lobato, saraus no Centro Cultura dos Correios SP, e o tradicional Sarau Cai na Roda, no Museu da Santa Casa de São Paulo.

 

Em fevereiro foi lançado o livro Crônicas Eficientes, organizado por Ricardo Hidemi Baba e com participação dos alunos da Associação Casa dos Deficientes Ermelino Matarazzo – Ermelino, ACDEM, na  Chácara Matarazzo.

 

Com o início da pandemia do Covid-19, as atividades editoriais e culturais passaram a ser on-line através de saraus virtuais, sala de entrevistas, postagens no site da editora e nas redes sociais.

 

A revista Escritores Brasileiros Contemporâneos continua a ser editada, momentaneamente somente no formato digital. Todas as edições estão disponíveis para leitura gratuita, ou ainda, existe opção para download gratuito.

 

Em agosto foi lançada a edição especial da revista Poetas Negras Mulheres Na Literatura e Nas Artes Brasileiras

 

Com o Coletivo São Paulo de Literatura, a editora participa e apoia o projeto social Literatura em Ação!, proposta aprovada pela Secretaria Especial da Cultura e pretende desenvolver estratégias para disseminar gratuitamente o livro físico ativando intrinsecamente o hábito da leitura. Igualmente, a editora apoia e divulga o projeto AEE na Quarentena, da professora Noadias Braz Novaes e da EEB ALONSO PINTO DE CASTRO, de Itapipoca, Ceará. Um projeto transformador na vida das crianças especiais e sua família. 

 

A 3a. edição da Feira Literária da Penha, Flipenha, São Paulo, aconteceu totalmente virtual, de 13 a 17 de outubro. Thais Matarazzo participou da mesa A escritora chilena Gabriela Mistral, juntamente com  Víctor Barrionuevo e Sandra Trabucco, e mediação da bibliotecária Ana Meira. O Coletivo São Paulo de Literatura apresentou o sarau de encerramento da Flipenha.

 

A 8a. edição do concurso poético Versejando com Imagens, promovido pela Editora Matarazzo em parceria com as fotógrafas Marcia Costa e Nana Tavares, e o Coletivo São Paulo de Literatura, aconteceu no formato virtual de agosto a outubro de 2020. Foram contemplados 12 poemas. Foram realizadas lives e os poetas premiados gravaram vídeos que foram compartilhados nas redes sociais da editora.

 

--

©2021 por Editora Matarazzo. Site desenvolvido por Tatiane Matarazzo

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram

Editrora matarazzo 

Editora Matarazzo * Rua dos Morgados, 122 * São Paulo * SP * CEP: 02832-050 * CNPJ: 22.0814.89/0001-06